80 anos de uma grande Missão – Hosp. Sta Teresa

17/03/2020

Hospital Santa Teresa

80 anos de uma grande Missão

No dia 11 de março de 2020, o Hospital Santa Teresa (HST), conhecida como Colônia Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara, completou 80 anos de serviços voltados à saúde pública de Santa Catarina.

Fundado em 1940, teve como missão primeira o cuidado com os pacientes portadores de hanseníase, na época também conhecida por lepra. O hospital foi construído no formato de uma pequena cidade com casas, pavilhões, escola e teatro, característica mantida até hoje. Foi inaugurado em 1940, pelo presidente da República, Getúlio Vargas. Durante anos, o hospital funcionou com a estrutura de uma mini cidade, exatamente para manter os pacientes nos limites do hospital e afastados das comunidades vizinhas.

Além dos prédios que abrigavam os serviços de saúde específicos para o tratamento da hanseníase, possuía prefeitura, emissora de rádio, cinema, delegacia, comércio, capela e administração. Estes imóveis, na maioria ainda preservados, compunham o aglomerado urbano com as casas ocupadas pelos pacientes.

Com a erradicação da doença, a Unidade Hospitalar passou a atende na área de Dermatologia, Clínica Médica, Retaguarda e Psiquiatria), tem leitos de retaguarda para hospitais de maior complexidade, O hospital é referência estadual em hanseníase tipo III.

Para comemorar a data, a direção elaborou uma programação especial contando  com a presença do Governador do Estado, Prefeito e outras autoridades.

A Celebração dos 80 anos desta instituição trouxe presente a memória agradecida de nossas Irmãs que desde o seu início foram presença e testemunho de Misericórdia. Irmã Inês Pereira em nome da Congregação, participou do evento juntamente com as Irmãs Caritas Loffy e Teodora Bardini. As Irmãs foram homenageadas recebendo uma linda Placa comemorativa aos 80 anos do HST.

Ao receber a Placa, Irmã Inês chamou também para frente as Irmãs, Caritas e Teodora que hoje são presença junto aos nossos irmãos e irmãs, uma presença de misericórdia, elas representam assim todas as  Irmãs que ali, ao longo destes 80 anos doaram a vida em prol de nossos irmãos. Obrigada queridas Irmãs!

É para todos nós um momento de profunda gratidão a Deus por todos e todas que aqui construíram esta história de vida. História feita de muitas e sábias experiências, de cuidados, de desafios e porque não dizer também, que juntos perfizeram um caminho marcado por sofrimentos mas, acima de tudo de superação pela luta e por tantas conquistas para o cuidado da vida.

Nestes 80 anos, acredito ser de grande importância recordar um pouco vida e missão de nossas Irmãs neste local. No dia 21 de janeiro de 1940, chegaram as nossas primeiras irmãs para preparar o ambiente e receber os primeiros pacientes, a exemplo de São Francisco de Assis e de Madre Alphonsa, que tinham especial predileção pelos hansenianos os pobre e necessitados. Este foi o nosso objetivo de ter vindo ao Brasil. No dia 11 de Março de 1940 foi inaugurado o hospital (Leprosário) na Colônia Santa Teresa, (hoje bairro Santa Tereza e Hospital de Dermatologia).

Por aqui passaram muitas Irmãs, temos certeza que cada uma deixou seu legado de doação e de amor no cuidado de cada irmão e irmã que por elas eram atendidos. Sabemos também das lutas, das dificuldades que desde o início aqui passaram para dar o atendimento necessário aos pacientes.

Quando iniciaram o trabalho no hospital, as irmãs eram em numero de 16 irmãs, elas coordenavam todos os setores de trabalhos com a colaboração dos pacientes, e atuavam junto aos médicos em todos os procedimentos cirúrgicos e em tudo o que era necessário. Desde o principio as Irmãs trabalharam por contrato e recebiam a alimentação, e que ainda hoje recebemos.

Hoje estão apenas as nossas duas queridas Irmãs, Teodora e Caritas, que dentro de suas  possibilidades, no limite da idade,  procuram manter vivo nosso carisma e assim contribuir para difundir o Deus da Misericórdia junto aos nossos irmãos sofredores.

Ir.Inês Pereira

 

 

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *