A caminho do Grande Jubileu

28/10/2016

28 outubro 2016“A Irmã Franciscana misericordiosa ainda não fez tudo quando alimentou os famintos, vestiu os nus, encorajou os tristes; ela precisa se preocupar também com a saúde da alma, e arranjar para eles o pão que vem do céu” (M. Alphonsa).

Queridas Irmãs, Formandas e Leigos Franciscanos da Misericórdia!

Aos 28 de outubro de em 1867, no grande canteiro de São Francisco, na Seara do Senhor, humilde e frágil, nasce uma pequena “Plantinha”, a Congregação das Irmãs da Misericórdia da Terceira Ordem de São Francisco de Assis, tendo como berço a pequena cidade de Schweich, às margens do Rio Mosel, Alemanha, e como Mãe a Irmã Alphonsa Kuborn, nossa Fundadora.

Essa pequenina planta, criou raízes, cresceu… está caminhando para os seus 150 anos de existência! Atravessou mares, venceu distâncias e muitos obstáculos, atravessou séculos e chegou ao segundo milênio. Continua sua história, uma pequena luz a mostrar a Face de Deus, nos caminhos do mundo. Semear a graça do cuidado num mundo sem compaixão!

Que este dia, queridas irmãs e irmãos, nos encha de alegria e gratidão porque Deus nos fez existir como família Religiosa a quem confiou o Tesouro mais precioso de seu Coração, a Misericórdia! Louvemos a Deus porque nos chamou para fazermos parte desta família e desta história e nos fez, a cada uma e a cada um de nós, embaixadoras embaixadores de Sua Misericórdia!

Por tudo e por todos que nos ajudam a conhecer, entender e assumir nossa Missão, Deus seja louvado!

Que Madre Alphonsa nos alcance a graça de sermos fiéis!

Feliz festa de Fundação de nossa Congregação. A todas as Irmãs, Formandas e aos Leigos Franciscanos da Misericórdia,

Um fraterno abraço

Maria de Fatima Schwamberger

Superiora Provincial

Barreiros, 28 de outubro de 2016.