Falecimento de Irmã Tomasina de Aguiar

24/10/2016

Foto Irmã TomasinaIrmã Tomasina de Aguiar, filha de Juvelino Elias de Aguiar e Custódia Leopoldina, nasceu no dia 10 de outubro de 1929, na pequena cidade de Armazém – SC, na época Município de Urussanga.

Irmã Tomasina nasceu numa família muito numerosa. Seu pai casou-se por duas vezes, tendo 15 filhos no primeiro casamento e mais 18 filhos no segundo casamento. Irmã Tomasina era a décima quinta filha do primeiro casamento. Ela perdeu sua mãe muito cedo, quando tinha apenas cinco anos de idade. Sofreu muito, desde pequena, pela falta da mãe e pela incompreensão por parte da madrasta. Aos doze anos de idade, deixou a casa paterna e foi ganhar a vida com o próprio suor, passando a trabalhar na casa de famílias, cuidando de crianças e fazendo os trabalhos que estavam ao seu alcance. Passava muito medo quando tinha que ficar sozinha em casa, a noite, com as crianças. Por isso, desde cedo rezava muito e pedia a proteção de Nossa Senhora, de São José e do Arcanjo São Miguel, protetor do povo de Deus, como ela descreveu na sua autobiografia.

Irmã Tomasina foi uma pessoa que sempre rezou muito. Desde pequena participava com assiduidade da vida da comunidade, juntamente com a sua família. Despertou para a Vida Religiosa aos 17 anos e foi falar com as Irmãs Catequistas Franciscanas, que demoraram um pouco para dar-lhe a resposta se poderia ingressar naquela Congregação. Como sentia cada vez mais fortemente que Deus a chamava para a vida de total consagração a Ele, foi então conversar com o jovem Nicolau Philippi, que a aconselhou ingressar na Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, de Angelina, pois ele já tinha duas Irmãs em nesta Congregação: Irmã Cassimira e Irmã Armida Philippi.

Sendo assim, Irmã Tomasina, sem perder tempo, aos 18 anos de idade, caminhou rumo a Angelina, onde foi acolhida no dia 18 de agosto de 1947, ingressando no Aspirantado. No ano de 1949 fez o Postulantado e aos 26 de julho de 1950 ingressou no Noviciado Canônico. Emitiu os Primeiros Votos no dia 26 de julho de 1952 e os Votos Perpétuos aos 17 de julho de 1958.

Irmã Tomasina teve a graça de celebrar o Jubileu de 25, 40, 50 e 60 Anos de Vida Religiosa Consagrada. Nestes anos, trabalhou nas seguintes localidades: Fraternidade Bom Jesus – Ituporanga, por duas vezes; Fraternidade Nossa Senhora de Lourdes, aqui em Angelina, para onde foi transferida por três vezes; Fraternidade Irmã Elisa, Blumenau; Fraternidade Santo Antônio, Blumenau; Fraternidade Menino Jesus – Florianópolis; Fraternidade Nossa Senhora de Fátima – Barra do Rio Cerro – Jaraguá do Sul; Fraternidade do Provincialado – Barreiros; Fraternidade São Francisco – Armazém. Seus últimos 21 anos de vida foram vividos aqui em Angelina.

Nas Fraternidades por onde passou, Irmã Tomasina trabalhou quase sempre em atividades domésticas. Foi também auxiliar da Mestra do Noviciado, aqui em Angelina, por dois anos, no período de 1960 a 1962. Na Fraternidade do Provincialado, em Barreiros, São José, trabalhou por nove anos na Portaria: recepção e atendimento do telefone, sendo sempre uma presença alegre, acolhedora e muito cordial. Aqui em Angelina, trabalhou também na  coordenação dos serviços na estrebaria e cuidado dos animais, no período de 1970 a 1983, atividade que exerceu com muita dedicação e afinco. Tinha muito carinho pelas formandas que trabalhavam com ela neste setor, sendo para elas um testemunho autêntico de vida simples, humilde e de profunda oração e comunhão com Deus e com todas as criaturas.

Somos muito gratas a Deus pelos 86 anos de vida de Irmã Tomasina e pelos 69 anos de presença misericordiosa em nossa Congregação. Foi sempre uma Irmã muito cordial, gentil, dócil, respeitosa, alegre, acolhedora, batalhadora e fiel à sua vocação e missão.

Seus últimos anos foram de grande sofrimento, devido ao mal de parkinson e outras complicações. Mas, mesmo em meio às dores, mantinha a alegria e o bom humor. Nos últimos meses, vivendo da graça de Deus, suplicava todos os dias que o Pai misericordioso a viesse buscar, pois já não conseguia se alimentar e nem caminhar. Enquanto suas forças lhe permitiam, andava pelos corredores e cuidava com muito carinho e dedicação de suas bonequinhas, que lhe recordavam o tempo que cuidava das crianças.

Muito obrigada, Irmã Tomasina pelo seu testemunho autêntico de Irmã misericordiosa. Foi muito bom tê-la como nossa Irmã. Lá do céu, olhe por nós, suas coirmãs e por seus familiares e amigos. Peça a Deus que continue chamando muitas jovens para o serviço da Misericórdia, em nossa Congregação.

Angelina, 25 de outubro de 2016.