Simpósio: Cuidado com o próximo

22/10/2016

 Cuidado com o próximo como responsabilidade de todos é discutida no Simpósio das Irmãs Franciscanas de São José

O segundo dia do Simpósio das Franciscanas de São José, realizado na sexta-feira (21), trouxe à luz do encontro a vivência fraterna da qual vivem as Irmãs. O grupo de Leigos da Misericórdia de Piraquara (PR), e demais pessoas da Comunidade hospedaram em suas casas os participantes vindos de Santa Catarina, Florianópolis, Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Coronel Vivida, e São Paulo.

Desta forma, a manhã de sexta-feira inspirou a vontade da Congregação de que o amor ao próximo seja dado também por meio da hospitalidade. Ideia sustentada pelas palavras da Superiora Geral: Irmã Rosa Ada Morelli. “Sejamos inteira acolhida um para com os outros, que nesses dias aqui todos sejam cuidados, que não faltem abraços sorrisos, e pequenas atenções”, ressalta.

Neste contexto de grande alegria, os participantes foram recebidos na Capela São Roque com a apresentação artística realizada pelas Irmãs e LFM da PMM. Na letra da canção interpretada por Ir. Marytania Ribeiro dos Santos a frase “Nesta água eu vou me banhar”, repetidamente cantada, faz referência a escassez de água, uma realidade enfrentada por muitas pessoas no Norte e Nordeste brasileiro. O momento provocou lágrimas e muita emoção em quem acompanhou.

Não só o sofrimento de um povo que necessita de água, mas também de outros direitos humanos foram pautados no discurso de Dom Erwin Kräutler, Bispo de Xingu, que compôs a mesa de debate com o tema “Clamores de mundo sem compaixão”. Após relatar algumas experiências com realidades bastante difíceis, o apelo feito foi para que todos nós nos compadeçamos da situação da qual, infelizmente, muitos vivem. “O que nos falta hoje é o sentimento. A compaixão faz com que eu acorde para uma situação. Temos que acordar, sair de nós mesmos. Só se houve bem com o coração. Só se houve bem com o fígado. Fígado é um tipo de filtro. Se o filtro estiver entupido: adeus viola. Depois do Concilio a palavra- chave foi discernimento. Discernir, filtrar, sentimento é compaixão. Pode uma mãe esquecer o filho de seu ventre? Qual dos três foi o próximo? Aquele que usou de misericórdia”, conclui.

Como parte da Obra de Misericórdia das Irmãs no Brasil, o cuidado com os enfermos contaminados pela hanseníase, foi tema também da Conferência que aborda o cuidado com o próximo. A Drª Mara Lucia Gomes da Senha, que há 28 anos trabalha no Hospital São Roque, discutiu a doença, os sintomas e o tratamento para o mal que debilitou dezenas de pessoas ao longo da história das Franciscanas, que trazem no peito a marca de mães que acolheram filhos nas piores das situações. Com muito entusiasmo comenta a evolução do tratamento da doença em Piraquara. “Hoje a qualidade dos nossos pacientes mudou muito, eles sabem que tipo de tratamento estão recebendo”, ressalta.

Ainda sobre o cuidado – assunto central do segundo dia de Simpósio, o Pe. Wilson Groh, sacerdote da Arquidiocese de Florianópolis, discutiu o amparo ao excluídos, sobretudo a ideia de não nos deixarmos acomodar com as situações de esquecimento de nossos próximos, e sim termos a mesma atitude de Cristo. “O Pai envia Jesus. O Pai se encarna no Filho. O Filho mostra com gestos concretos a misericórdia. A desigualdade social se tornou uma naturalização”, argumenta.

Participaram da Conferência também: Irmã Julita, que fez a leitura de um texto de Frei Rui Guido Depiné (Frade Franciscano que trabalha há 38 anos na assistência religiosa, humana , social, e fraterna do Hospital São Roque), que tratou a invisibilidade dos pobres e doentes; Frei Luis Carlos Batista (Sacerdote Agostiniano) e Pe. Agler (religioso dos Padres Carlistas, do Haiti), que discutiram o tráfico humano e os imigrantes. Além de Manoel Pereira da Silva, diácono permanente da Diocese de São José dos Pinhais, que também compôs a tarde de debates relatando sua experiência como Leigo Franciscano, sobretudo com o trabalho misericordioso realizado pela Pastoral Carcerária da qual se integra.

A Celebração Eucarística que encerrou mais um dia de evento foi para todos os presentes um momentos de fé e reflexão sobre os assuntos discutidos durante todo o dia. Certas de que a mensagem chegou ao coração de todos, as Irmãs agradecem aos participantes.

(texto extraído: http://www.franciscanasdesaojose.org.br/noticias.asp )