Sino do milênio é atração em Angelina/SC

21/06/2016

b2Os sinos são grandes símbolos de religiosidade cristã. Utilizados inicialmente nos mosteiros beneditinos, para convocar os monges às orações diárias, os sinos ganharam popularidade entre os mais diversos povos e culturas. No Século VIII, o Papa Estêvão II (que governou a Igreja de 752 a 757) fez construir uma torre na antiga Basílica de São Pedro, nela colocando três sinos.

Posteriormente, no século IX seu uso é introduzido em todas as Igrejas paroquiais de modo que hoje são raras as igrejas que não fazem uso da mensagem sonora dos sinos convidando os fiéis à oração.

Em Angelina há um sino peculiar. Oriundo da cidade de Uberaba-MG, foi fundido na empresa “Matusalém e Sinos”, em 1999, como réplica de um sino concebido pela histórica Pontifícia Fundição Marinelli, na cidade de Agnone, na Itália, especialmente para as comemorações do jubileu dos 2000 anos de nascimento de Jesus Cristo, a pedido do Papa João Paulo II.

De forma canônica, o sino de Angelina traz gravado em alto relevo, de um lado, o Brasão de Armas do então Papa João Paulo II com seu lema TOTUS TUUS (todo teu, todo de Maria) e o nome da cidade da fundição original italiana: AGNONE. No outro lado trás inscrito o nome da fundição original MARINELLI e a referência ao evento JUBILAEUM MM além de uma gravura em que o Papa aparece abrindo a Porta Santa; ao fundo, há um triângulo e o olho de Deus.

Com os mesmos símbolos e sonoridade do sino original que está instalado nos Jardins do Vaticano, o sino de Angelina integra o PORTAL DO MILÊNIO – monumento em Ação de Graças pelos 2000 anos do nascimento de Jesus Cristo e pela chegada do terceiro milênio – inaugurado em 22 de janeiro do ano 2000. Assim como no Vaticano, o sino do milênio, em Angelina, está localizado ao ar livre nos jardins do Convento das Irmãs Franciscanas de São José, sendo visitado por centenas de turistas e fiéis que se encantam por seu melodioso som que convida à oração, à contemplação e, sobretudo, à ação de graças pela obra do Criador. Vale a pena uma visita.

Artigo escrito por Aldori Caxambú – E-mail: aldori.jornal@gmail.com

Fonte / foto: Toni Jochem