Dia Nacional da Vida Consagrada

21/06/2016

b6Queridas Religiosas, queridos Religiosos do Brasil!

Neste Ano da Vida Consagrada, a VRC recebeu de Deus inúmeras graças, que nos brindaram delícias ao coração e alegrias à missão. Sintonizar a mística e a profecia trouxe-nos harmonia para sermos plenamente humanos – mulheres e homens de Deus.

A proclamação do Ano da VC está sendo não apenas o reavivar das brasas, mas também o reacender das chamas. As brasas aquecem e as chamas iluminam. Aquecidos/as e iluminados/as pelo Espírito, tornamo-nos calor e luz para o mundo.

A Carta Apostólica do Papa Francisco às Pessoas Consagradas é uma graça que nos convida a olhar com gratidão o passado, a viver com paixão o presente e abraçar com esperança o futuro.

O tempo de Deus abrange todos os tempos, e a VRC integra o passado e o futuro fazendo do presente o tempo da vida, o tempo do Reino. O espaço de Deus abrange todos os espaços, e a VRC faz do Planeta o espaço da vida, o espaço do Reino.

O Documento “Alegrai-vos” é a graça das graças. A presença de Deus, dentro e fora de cada um, dentro e fora da VRC, nos enche de alegria; e como pessoas felizes levamos a alegria e a ternura de Deus a todas as realidades onde a vida clama.

O Documento “Perscrutai” é outra graça, porque nos reveste de luz, liberdade e coragem para perscrutar o horizonte e reconhecer os sinais de Deus em novas fronteiras, realidades novas, outras culturas, necessidades diversas, periferias.

O Congresso Nacional da Vida Consagrada, em Aparecida, aqueceu-nos o coração e enviou-nos para os ambientes e situações em que subvivem os excluídos e indesejados do sistema, pois são os preferidos de Cristo.

Outra bela graça foi o Congresso da CLAR, em Bogotá, que chamou a VC da América Latina e Caribe, como Casa de Betânia, a ser lugar de encontro, comunidade de amor e coração de humanidade e irradiar a beleza e a alegria de seguir Jesus Cristo.

E neste Ano da Vida Consagrada, Deus nos concede mais duas graças, por meio do Papa: O Jubileu da Misericórdia. A misericórdia de Deus tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus. O mistério da fé encontra nestas palavras a sua síntese.

Por fim, a graça do Documento Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum. A Terra é o cenário da vida, onde a VRC é chamada a levar o Deus da Vida às realidades sem vida. Cuidar da vida implica cuidar da natureza, da qual somos parte.

Por tantas graças, resta-nos gratidão a Deus e alegria. E celebrar. A celebração é parte essencial do ritual da vida. É uma felicidade fazer parte dessa grandeza, o Sonho de Deus, a VRC. Que tornemos belo e significativo este sonho.

Com Maria, a VRC aprende a ser o rosto materno e terno de Deus. Mulher cheia de ternura, simples e acolhedora, ensina-nos a praticar gestos de bondade e a cuidar do ser humano e de todas as manifestações vitais da natureza.

A CRB Nacional deseja às Religiosas e aos Religiosos feliz dia da Vida Consagrada!

Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro

……………………………………………………………….

Presidente Nacional da CRB