Dados biográficos de Irmã Maura

21/06/2016

b5* 23.07.1910 + 12.08.2015

Irmã Maura nasceu aos 23 de julho de 1910, na pequena localidade de Betânia, Município de Angelina/SC, no seio de uma família profundamente religiosa. No Batismo recebeu o nome de Maria Schuch. Filha de Antônio Schuch e Maria Schappo Schuch.

Irmã Maura, motivada por Frei Germano José Fischer, no dia 12 de janeiro de 1931, com 20 anos de idade, ingressou no Postulantado das Irmãs Franciscanas de São José, aqui em Angelina e aos 12 de janeiro de 1932 foi admitida à experiência de Noviciado. Emitiu a Primeira Profissão aos 12 de janeiro de 1933 e os Votos Perpétuos no dia 1º de janeiro de 1939.

Durante a sua caminhada na Congregação, dedicou-se praticamente à educação de crianças, adolescentes e jovens, seja como professora, como também diretora e catequista. Depois de se aposentar como professora exerceu a função de superiora em várias fraternidades da Província. Tinha muito zelo por tudo o que era da Congregação. Era exigente e responsável. Mas, ao mesmo tempo alegre, brincalhona, dedicada e cuidava muito bem das Irmãs a ela confiada. Irmã Maura tinha grande zelo pelas coisas de Deus e cuidava com carinho da sacristia e das plantas para ornamentar a Capela. Era uma religiosa que rezava muito, especialmente nos últimos anos, quando já não conseguia fazer outra coisa, senão rezar pelas suas coirmãs e pelas necessidades da Congregação e da Igreja.

Teve a alegria de celebrar muitos jubileus de Vida Religiosa Consagrada: 25, 40, 50, 60, 65, 70, 75 anos e na Festa do Sagrado Coração de Jesus de 2013, juntamente com a Irmã Serena Boeing, celebrou os 80 anos de total consagração a Deus.

O que dizer mais de uma Irmã que teve a graça de viver 105 anos, dos quais 82 foram vividos com fidelidade e devoção, em nossa Congregação? Ela mesma nos relata a história de sua vocação, na autobiografia, que escreveu em 1993, por ocasião do seu Jubileu de 60 anos de vida religiosa: “minha vocação surgiu a partir da leitura de um livro que o meu avó tinha e que narrava a história de vida da Beata Catarina Emmerich, que era uma religiosa. Quando o meu avô contava a história desta Beata, eu me sentia empolgada e dizia que queria ficar irmã, assim como ela. Mas nunca tinha visto irmãs até os meus 10 anos de idade. Em 1923, quando eu completei 13 anos, o Frei Gervásio – Pároco de Angelina, arrumou um lugar para mim estudar em Florianópolis, com as Irmãs da Divina Providência, onde permaneci por dois anos, cursando o 3º e 4º ano primário. Em dezembro de 1925 fui de férias na casa dos meus pais, com o propósito de ficar um ano com minha mãe. Depois disso, deveria voltar para ingressar no Postulantado das Irmãs da Divina Providência. Todavia, quando cheguei em casa, o meu tio pediu que eu fosse lecionar para os seus filhos, na casa dele em Garcia. Ali permaneci por dois anos, mas não me sentia feliz. Rezava, fazia novena à Nossa Senhora e pedia que Ela desse um jeito de eu voltar para Florianópolis. As Irmãs da Divina Providência me esperavam. Aos 17 anos, chegou um novo Frei em Angelina – Frei Germano José Fischer, que me aconselhou ir para Angelina, pois tinham chegado lá as Franciscanas, como se dizia na época. Mandou que eu rezasse e pedisse que Deus me mostrasse o que devia fazer. Umas primas minhas já tinham ido para Angelina: Irmã Bertolda, Irmã Lucária e Irmã Geralda. Um dia, a tia Inês, mãe da Irmã Lucária, me convidou para ir com ela na adoração noturna que as Irmãs sempre faziam na véspera da 1ª sexta feira do mês. Eu fui e gostei muito da capelinha. Dormimos ali e no outro dia falei longamente com a Madre Pelágia e decidi ficar com essas irmãs. Antes de ingressar, fui ainda na vestição das minhas primas: Irmã Lucária e Irmã Geralda. Assim, no dia 08 de dezembro de 1930, depois de três anos de muita oração e luta, dei o passo decisivo e ingressei na Congregação, onde permaneço até hoje”.

Durante os 82 anos de vida consagrada, Irmã Maura trabalhou nas seguintes localidades: Fraternidade Bom Jesus – Ituporanga (Pastoral Paroquial, Catequese e Sacristia); Fraternidade Santo Anjo – Vargem do Cedro (Professora e Diretora); Fraternidade São Francisco – Armazém (Professora e Diretora); Educandário Manoel Ribas – Castro – PR (Professora); Fraternidade Nossa Senhora de Lourdes – Angelina (Professora); Fraternidade Menino Jesus – Florianópolis (Superiora); Fraternidade São José – Corupá – SC (Superiora); Fraternidade Nossa Senhora Aparecida – São Paulo (Superiora); Convento Santa Catarina – Dom Joaquim – Brusque – SC (Catequista e Professora); Fraternidade Maria Auxiliadora – Presidente Getúlio – SC (Pastoral Paroquial); Hospital Bom Jesus – Ituporanga (secretaria, almoxarifado, sacristia e cuidado das plantas ornamentais).

Irmã Maura completou, há exatamente 21 dias, os seus 105 anos de existência. Naquele dia, 23 de julho, um grupo de Irmãs, a maioria jovens, das três Províncias do Brasil, que estavam em Angelina participando de uma Semana de Formação Teológica, foram especialmente até a Fraternidade Bom Jesus, em Ituporanga, para cumprimenta-la e, com ela, louvar e agradecer a Deus os benefícios recebidos ao longo destes anos todos e reconhecer, como Maria, que o Senhor realmente fez maravilhas na vida desta nossa Irmã.

Desde 1991 a Irmã Maura vinha residindo na Fraternidade Bom Jesus, em tratamento de saúde e foi cuidada com grande dedicação e carinho por suas coirmãs, colaboradores e médicos do Hospital Bom Jesus até ontem, dia 12 de agosto, quando o Senhor a chamou para se apresentar diante Dele e receber a recompensa reservada àqueles que O amam e O servem de todo o coração e com todas as forças de sua alma.

Descanse em Paz, Irmã Maura! Muito obrigada pelo seu testemunho de fidelidade e amor ao Senhor. Obrigada por todos os gestos de misericórdia e bondade praticados ao longo dos seus 105 anos de existência. Lá do céu, continue unida a nós! Peça ao Senhor que envie mais operários para a sua Messe! Que o Senhor chame muitas jovens para o serviço da misericórdia em nossa Congregação. Amém!

Angelina, 13 de agosto de 2015